Gráfica verde!

Postado em: 26/03/2013

Categorias:
abertura

Você é designer e tem vontade de desenvolver um projeto mais amigo da natureza, mas não sabe por onde começar? Temos uma dica bem legal para você: Gráfica Sustentável!
A escolha da gráfica para impressão de um projeto pode fazer toda a diferença, já que não são todas que trabalham sob viés da sustentabilidade. A opção por esse diferencial reduz bastante os impactos ambientais de um projeto.
Conheça agora a rotina sustentável da Holográfica (empresa de grande reconhecimento na área de sustentabilidade no Rio de Janeiro):
1) Todo o material de descarte é separado:

Além de trabalhar com a coleta seletiva do lixo comum, os produtos químicos descartados são reservados em tonéis (roxos) que voltam para a empresa que os produziu, responsabilizando-se pelo descarte consciente.


Todas as máquinas possuem uma espécie de cesto (amarelo) em que são colocadas apenas aparas de papel, assim a gráfica encaminha esse material para uma ONG que se responsabiliza pela sua reciclagem.

2) Trabalha com matérias-primas para propostas sustentáveis:

Papel FSC: é o papel certificado cujo manejo ambiental conserva a biodiversidade e os direitos das populações que vivem nas florestas.
Cola Vegetal: é um adesivo à base de amido de milho próprio para acabamento gráfico, cartonagem e empastamento, que não causa danos à natureza quando descartada.
Tinta à base de óleo vegetal: reduz o impacto de resíduos tóxicos, tanto sólidos quanto gasosos, ao contrário das tintas a base de petróleo ou gases naturais.
Verniz à base d’água biodegradável: é um verniz ecologicamente correto, que não agride o meio ambiente e não causa riscos em seu armazenamento e nem aos que manusearem o  produto.

3) Certificações:

FSC Brasil – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal
O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) é uma organização  não-governamental, independente e sem fins lucrativos, reconhecida como uma OSCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e com cadastro no CNEA (Cadastro  Nacional de Entidades Ambientalistas). O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal tem  como missão difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme   princípios e critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

RoHS – Restriction of Certain Hazardous Substances (Restrição de certas substâncias perigosas)
São diretivas européias que estabelecem procedimentos para que tanto as matérias-primas utilizadas no processo produtivo quanto os produtos finais estejam isentas ou em percentuais toleráveis de substâncias tóxicas como o cádmio, mercúrio e chumbo.

ISO 14001
Internacional Organization of Standardization (Organização Internacional de Padronização)
É um sistema de gerenciamento ambiental que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e  recursos para o desenvolvimento, implementação, alcance, revisão e manutenção da  política ambiental.

Certificação Selo Verde de Operação
Dado as indústrias em reconhecimento pelos procedimentos ecologicamente corretos em  suas operações de destinação de resíduos industriais.

Licença Ambiental
Atesta que a gráfica não joga nenhum tipo de resíduo sólido ou líquido em aterros ou  águas fluviais, significa que todos os descartes são reciclados ou reaproveitados pela  empresa.

Agora que você já está por dentro, que tal escolher uma gráfica verde pro seu próximo projeto?

Post por Camille Moraes
Fonte:

Produção gráfica sustentável – Um estudo para designers – EVERTON BARIA e REGINA CUNHA
WILKE (http://portal.anhembi.br/sbds/anais/SBDS2009-029.pdf)

Fotos: Camille Moraes