Que oficina inscrever no Ilha Design 2012?

Postado em: 05/07/2012

Categorias:
criancas_dama_tampinha

Você que quer participar do Ilha Design  2012 mas ainda não conseguiu ter uma ideia, aqui vai uma sugestão:

Que tal uma oficina de instrumentos de sucata?
Fazer instrumentos a partir de lixo é uma ótima [e divertida] maneira de reaproveitar os materiais que antes seriam jogados fora. Muitas crianças fazem parte da banda da escola e mesmo as que não fazem, certamente adorariam ter a oportunidade de fazer seus próprios instrumentos!
“Mas eu não sei como fazer um instrumento a partir de sucata.”

Bom, meu caro amigo e futuro oficineiro, cabe a você dar um jeito nisso! Pesquisando um pouco é fácil encontrar tutoriais, especialmente se você perguntar ao “Professor Google”. Existem vários sites que ensinam a fazer os mais diversos instrumentos. Desde os clássicos, como um pandeiro [feito a partir de um pratinho de vaso de planta!], até alguns mais “diferentões”, como uma flauta d’água!
Mas lembre-se que não basta pegar os tutorias e repassar para as crianças! Essa é a SUA oficina e nada mais natural do que dar seu toque especial e deixar ela com a sua cara. Pense em como você pode torná-la inesquecível. Proponha atividades para os alunos, depois que os instrumentos forem confeccionados. Imagine, por exemplo, o quão legal seria um campeonato de Rock Band [ou seria Trash Band?] usando os instrumentos da oficina?
Além dessa, existem muitas outras oficinas e ideias por aí. Eis algumas:
-Quebra-cabeças
- truques de mágica
- mensagens secretas e códigos secretos [quem nunca brincou com limão pra fazer tinta invisível??]
Eis também um site que pode servir de fonte de ideias:
http://www.instructables.com/

E agora, o que está te impedindo de ir correndo se inscrever? Aproveite enquanto o 2º lote não acaba!