Design Sustentável

Postado em: 17/05/2012

Categorias:
imagem_1

Em tempos de Rio +20, a palavra Sustentabilidade está em alta. Aproveitando a deixa, que tal entender como o Design se encaixa nessa história toda?

O Design Sustentável, como o nome já diz, tem como pilar de sustentação o tripé da Sustentabilidade: Sociedade, Meio Ambiente e Economia. O profissional que faz design para a sustentabilidade busca projetar produtos economicamente viáveis, ecologicamente corretos (que tenha a preocupação de minimizar seus impactos ambientais) e socialmente equitativos (justos).
Para ficar mais claro, vamos definir melhor esses três pontos:

  •  Produtos economicamente viáveis: Não deve ter um custo excessivo tanto na fase de produção quanto no valor final do produto, garantindo assim o acesso ao maior número de consumidores possível.
  • Produtos ecologicamente corretos: Uso de materiais de baixo impacto ambiental (menos poluentes, não-tóxicos, produzidos sustentavelmente, reciclados, ou que utilizem menos energia na fabricação); produtos que durem mais, gerando menos lixo (qualidade e durabilidade); projetos que sobrevivam ao ciclo de vida e criação de ciclos fechados sustentáveis (possibilitando a reciclagem). É aqui que entra o conceito dos “3 R’s”: Reduzir, reutilizar e reciclar .

É importante destacar que dizer que um produto é sustentável não significa que ele não cause impacto algum sobre o meio ambiente. O design para sustentabilidade busca a minimização destes, já que é impossível uma produção ter impacto zero.

  • Produtos socialmente equitativos: Buscar oferecer com o design recursos para superar as barreiras da desigual dade social e tecnológica, resgatando assim a cidadania e a dignidade geradas pelas oportunidades de desenvolvimento.

A Bienal de Design do ano de 2010 que aconteceu na cidade de Curitiba teve como tema central “Design, Inovação e Sustentabilidade”, expondo diversos projetos sustentáveis. A fim de ilustrar o nosso assunto, selecionei três deles que mostram diferentes abordagens do design sustentável:

 

Sinalização para o evento “Viva a Mata”

Design por: equipes de Karina Castardelli e Nido Campolongo, São Paulo, SP

Produção: Fundação SOS Mata Atlântica, São Paulo, SP

Foto: Carlos Piratininga

Viva a Mata é um evento anual que mostra as iniciativas criadas em prol da Mata Atlântica. O papelão foi o suporte do projeto, sendo nele trabalhados elementos antropomórficos (com formas humanas) ligando o homem à natureza, representando a relação existente entre eles. Todo o lixo gerado durante o evento foi reunido por uma cooperativa de catadores e os banners e faixas reutilizados na fabricação de novos produtos como bancos e sacolas para a ONG.

 

Berço Esplêndido

Design por: Bolaioto / Paulo Pelá, Rio de Janeiro, RJ

Produção: Polionda, São José dos Pinhais, PR

Foto: Paulo Pelá

Berço portátil e desmontável projetado para atender recém nascidos até os nove meses de idade para abrigos em situações de emergência. Depois do lançamento, acabou alcançando outro nicho do mercado: berço para pequenos deslocamentos dos bebês (casa da avó, casa de praia…). É de fácil montagem e utiliza apenas encaixes.

 

Selo Agricultura Familiar

Design por: Nexo Design (Naotake Fukushima e Gerson Luiz Cordeiro), Curitiba, PR

Produção: Lapinha Orgânicos, Lapa, PR SPA Lapinha produz alimentos orgânicos há mais de quarenta anos e precisava explicitar o processo de manufatura dos seus produtos, sendo o selo a solução encontrada. A empresa auxilia os pequenos agricultores da região Lapa (PR), contribuindo para a fixação das famílias no campo e incentivando a produção orgânica. O selo é impresso em caixas de papel kraft e as embalagens de vidro com tampas de alumínio, pensando na reutilização/reciclagem.

Afinal de contas, por que trabalhar com design sustentável?

O design é peça fundamental para a aceitação de um produto pelos consumidores e é partindo desse ponto que assumimos o papel de “modificadores de padrão de consumo”, pois o nosso processo de criação atua como gestor (administrador) de processos de transformações comportamentais.

 

Quando pensamos um projeto sustentavelmente, estamos indo além de aumentar as possibilidades de venda, estamos poupando o meio ambiente de maiores impactos e contribuindo para o exercício da responsabilidade social. Fazer design sustentável é projetar para a pessoa e não apenas para o mercado, é projetar no presente pensando no futuro, é fazer design completo.

Fonte: Catálogo da Bienal Brasileira de Design 2010 – Curitiba, PR

 

[Por Camille Moraes]