Design Possível: desenvolvimento social e design

Postado em: 09/04/2012

Categorias:
design_possivel_logo

Em 2010 o Ilha Design participou de uma Conferência Internacional sobre Sustentabilidade através do Design na Índia. Em um novo post falarei um pouco mais sobre a Conferência e a experência nesse país tão plural. Na ocasião, tive o prazer de conhecer Ivo Pons, presidente e fundador da Ong Design Possível, um super exemplo de como o Design pode ser um negócio social.

O Design Possível é uma rede de desenvolvimento social que aplica design para desenvolver produtos, executar gestões produtivas, fortalecer a comunicação ou outras necessidades que impliquem na contribuição para geração de renda e estímulo ao desenvolvimento humano e social. A ideia dos designers e educadores sociais envolvidos é estimular o empreendedorismo social “promovendo a formação de pessoas e articulando o desenvolvimento de produtos bem aceitos pelo mercado”.

Focados no Terceiro Setor¹ a equipe Design Possível procura estimular nas pessoas o desejo de empreender e oferece em seus cursos um formação técnica chamada Possíveis Empreendedores, que mescla design e empreendedorismo popular.

“No Design Possível formam-se pessoas e não apenas negócios. E produtos sustentáveis que sejam não apenas atrativos, mas também uma ferramenta de geração de renda e de inserção de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho.” (Design Possível)

Como um case de sucesso, ressalto o Cardume de Mães que participou da formação técnica-empreendedora “Possíveis Empreendedores” e já colhe os frutos da dedicação do grupo e do conhecimento adquirido.

O Cardume de Mães é formado por mães da comunidade do Campo Limpo em parceria com a ONG Projeto Arrastão e com O Design Possível. O grupo busca a geração de renda através da venda de produtos artesanais feitos com materiais reutilizados como banners, retalhos de tecidos, garrafas pet, etc.

Vale uma conferida nos projetos que o Cardume tem abraçado!

 

O Design Possível conta ainda com muitos outros grupos produtivos que você pode conhecer e colaborar. Para saber mais acesse o site da ONG: www.designpossivel.org

O Design Possível acredita num design ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável, caminhando lado a lado com os princípios do Ilha Design e servindo de grande inspiração.

E você? Acredita em um Design Possível?

——————–
1.Terceiro Setor – o Terceiro Setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas. (Fonte Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiro_setor – em 30/03/2012)

——————–
Fontes:
www.designpossivel.org
www.cardumedemaes.blogspot.com

http://www.projetogenerosidade.com.br/tag/cardume-de-maes/

[Por Elis Anjos]