A Cobra, a Águia, o Tigre, o Coelho e o Dragão

Postado em: 16/04/2012

Categorias:
Esquema Huya por Vinicius Crivellaro

O HUYA consiste de cinco posições baseadas em cinco animais, o dragão, o coelho, a serpente, a águia e o tigre. Seu formato é simples, é jogado com no mínimo duas pessoas, não possuindo número máximo de participantes. Os jogadores formam uma roda e é escolhido um mestre para a rodada, o mestre em um momento oportuno grita HUYA!! E todas as pessoas da roda, inclusive o mestre,  fazem a posição de um animal dos descritos acima, os que fizerem a posição idêntica a do mestre da rodada saem da partida. A cada rodada é trocado o mestre seguindo o sentido horário contando as eliminações, até sobrar só um considerado o vencedor.

O origem do jogo é incerta, uns dizem que se baseia nos animais do zodíaco chinês, outros dizem que partiu dos movimentos de diferentes técnicas de kung fu, foi muito popular nas escolas da china pós-comunismo.  Popularizado do Brasil através de eventos de anime (desenhos japoneses) o Huya é também uma tradição do trote da Escola de Belas Artes da UFRJ e desde o Ilha Design 2011 o jogo mais jogado na Vila do Abraão.
“Uma luta milenar praticada pelos monges do Tibete e que cada movimento é uma dança.”

Começamos com uma pequena roda bem tímida composta de algumas crianças e alguns oficineiros, rapidamente a roda cresceu e cresceu e cresceu e o que era pra ser só uma brincadeira rápida se tornou um espaço aberto. No segundo dia as rodas começaram a se formar sozinhas e a cada intervalo de oficina elas estavam lá, várias crianças de diversas idades uma ensinando a outra. No final segundo dia ao andar pela Vila do Abraão após mais um dia de trabalho encontro uma criança pequena com a camisa do evento ensinando para outra que não era do evento: “Esse é o coelho, esse é o  dragão…” Isso não tem preço, uma simples brincadeira, que se torna mágica uma vez que você vê tanta gente se divertir com ela.
No último dia de evento fizemos uma grande roda que cobria todo o pátio da Escola Brigadeiro Nóbrega e jogamos uma última épica partida de HUYA!

1, 2, 3, HUYA!!

Eu fiz o tigre, e você, que bicho fez?

[Por Vinicius Crivellaro]

  • Breno

    Esse jogo é épico *-*